sexta-feira, 11 de junho de 2010

Amizade... SERÁ?!


Hoje tive uma conversa com uma amiga sobre como as coisas e as pessoas mudam. O tempo traz a maturidade e a maturidade traz as transformações, as mudanças.É claro que, bom seria, se tudo e todos mudassem para melhor, mas infelizmente, não é assim que acontece sempre...
Acho que a idéia é que as pessoas usassem as adversidades e os problemas para crescer e não como justificativa para aquilo de esquisito e ruim em que, porventura, possam estar se transformando. Talvez o ideal fosse que as pessoas não usassem sorrisos para enganar, palavras bonitas só para tentar convencer alguém de algo que, na verdade, nem elas sabem do que se trata...

Seria maravilhoso se todo mundo soubesse o real significado da palavra AMIZADE. Com toda certeza, pra ter e ser um amigo, não basta só esse rótulo. Dá trabalho, viu e muito!

AMIGO precisa honrar esse nome em TODO e QUALQUER lugar, e não só onde lhe convém... precisa estar ao lado do outro, mesmo quando este está errado. Discordar de um amigo em hipótese alguma significa rejeitar essa pessoa.

Ser amigo implica zelar pelo outro, querer sempre o bem estar da pessoa a quem se dedica a amizade, ACREDITAR no sofrimento do outro e NÃO MENOSPREZÁ-LO!

Tenho uma certa facilidade em fazer amigos e acho isso bom. Durante a minha vida, fiz muitos amigos de verdade e me orgulho disso! Alguns muito parecidos comigos, outros nem tanto e muitos bem diferentes. Muitos deles não estão mais no meu convívio; moram longe, foram fazer outras coisas... mas sei que posso contar com a torcida, as orações e o carinho deles onde quer que estejam. Alguns foram meus amigos por pouco tempo, mas me fizeram bem. Conseguiram me fazer refletir sobre muitas coisas e com isso me ajudaram a reformular idéias...

Tenho amigos que me acompanham desde a infância e lembrar desses (e poder conviver com alguns, ainda) é uma delícia! Tem também aqueles que chegaram há pouco tempo, mas posso realmente chamá-los de AMIGOS, sem maiores temores...
Sem falar naqueles em que fui "achando" pelo caminho e estão aí até hoje, firmes e fortes!

O problema é quando eu ACHO que tenho um amigo e de repente descubro que não posso contar com ele tanto assim; descubro que ele não admite que me fere, não sabe pedir desculpas; só se mostra presente quando convém...

Em algumas vezes me deparei com esse tipo de gente na vida. Gente que se aproxima de mim querendo não sei o que em troca, usando uma máscara que, como todas elas, uma hora cai! Pessoas que, em determinado momento, quando a amizade é posta à prova, até mesmo por critérios da própria vida, mostram não ser quem eu um dia imaginei...

Por muito tempo eu insisti em conviver com gente assim por acreditar que tinha jeito, que nem tudo estava perdido. Me esgotei, muitas vezes, por muita gente. E, sinceramente, posso contar nos meus dedos da mão quem foram aqueles que já fizeram isso por mim.

Hoje eu sei que eu não necessito me esgotar por causa de ninguém. Amigos de verdade não permitem que isso aconteça! Afinal, a verdadeira amizade é a fonte inesgotável que jorra as motivações para se buscar o bem estar do outro.

Aprendi que, verdadeiras amizades passam, sim, por momentos turbulentos, mas só para transformá-las em amizades cada vez mais sólidas e melhores. E também que amizade é troca e precisa ser natural. Portanto, observe se um só recebe cuidado, carinho, cumplicidade, e não dá nada além de muita dor de cabeça, chateação e, às vezes, até o choro e a cobrança por atenção se faz presente. Isso é qualquer coisa, menos amizade!

As experiências que eu tive até hoje por insistir muitas vezes nessa aberração dos relacionamentos foram traumáticas. Já cheguei à conclusão de que a melhor coisa a se fazer é colocar esse tipo de gente no seu devido lugar (longe de mim) e ficar aberta à verdadeiras amizades que, com certeza, chegarão!

E digo à você também que não é uma boa idéia esperar pela transformação disso que você um dia acreditou ser uma amizade sincera... só machuca, só faz sofrer e, pra te falar a verdade, se o seu "amigo" lá estivesse realmente interessado na sua amizade, já teria tomado providências também.

Descobri que sempre tenho coisas muito mais importantes e interessantes a fazer do que me preocupar com quem não se preocupa comigo e que a minha vida é boa demais, porém curta, para realizar tudo o que eu pretendo...


E você? Vai continuar insistindo? Para com isso!

Pessoas se achegam sempre; os amigos ficam porque fazem por onde, valorizam isso; as pessoas que SOBRAM, automaticamente pedem, através de suas atitudes, para ir embora; deixe ir! Com o passar do tempo você vai ver que, dessa forma, as coisas só se transformaram para melhor!



"Melhor um fim horroroso do que um horror sem fim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer falar? À vontade!