terça-feira, 23 de março de 2010

Cuide!


Enquanto seres humanos, temos o forte instinto de cuidar do que é nosso. Geralmente temos grande cuidado com os nossos bens materiais, nossos projetos de vida e também com aqueles a quem queremos bem. Os animais também são assim. É nítida em minha mente a imagem de vídeos onde me lembro de ter visto leoas protegendo seus filhotes com unhas e dentes...
Quando penso na palavra 'cuidar', me vem à cabeça algumas outras palavras como 'carinho', 'abraço', 'companhia', 'aconchego', 'ouvir', 'compreender'.

Particularmente, gosto muito dessa expressão 'cuidar de'. Me sinto bem cuidando das minhas coisas; dos meus livros, das minhas roupas, meus objetos pessoais...de tudo isso! São meus!
Mas também gosto de cuidar dos meus queridos...

O fato é que muitas vezes não nos atentamos para o peso da palavra 'cuidar'. Ela implica responsabilidade. Compromisso. Quando algo ou alguém não é seu, definitivamente você não tem responsabilidade para com ele. Não precisa ter. Mas, a partir do momento que você cativa o outro e deixa-se cativar por ele, esse compromisso é assumido.

Agora paro para pensar no que acabei de escrever: 'alguém ser meu'... mas não podemos ser 'donos' de ninguém! É verdade... e isso é muito bom! Não gostaria de ter ninguém me controlando o tempo todo. Você gostaria? É claro que não! Porém, a posse da qual falo aqui é no sentido de responsabilidade com o outro, com quem te faz bem... com quem consegue arrancar um sorriso do seu rosto, com quem, de alguma forma, de qualquer forma, consegue te fazer feliz!
Algumas pessoas tem medo desse compromisso. Talvez seja por isso que não cuidem dos que os cercam, deixando assim de dar muitas alegrias àqueles que lhes proporcionam isso.

Cuidar do pai muitas vezes carrancudo... cuidar da mãe que sempre tem um puxão de orelha pra dar... cuidar do colega de trabalho que torra a paciência... cuidar de alguns amigos que muitas vezes ficam com uma palavra amiga adiada, um abraço deixado pra amanhã, um 'eu amo você' abafado...afinal, ele sabe que é meu amigo, não preciso ficar repetindo isso pra ele... (ele pode estar precisando justamente de ouvir isso...corre lá! ^^)

"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante."
Essa frase do livro "O Pequeno Príncipe" fala muito comigo porque me lembra da responsabilidade que tenho com as pessoas que eu amo. Ela me alerta sempre sobre o abraço que eu posso dar assim que eu encontrar aquele amigo de quem eu falo pra todo mundo que eu tanto gosto (nem sempre pra ele); sobre o beijo estalado que eu posso dar na bochecha daquela amiga tristinha; sobre a ligação que eu posso fazer agora para alguém que eu verdadeiramente tenha um carinho imenso...
Alguns dizem que 'o que é nosso, nunca se vai para sempre', mas, sendo bem realista, acredito que podemos, sim, perder pessoas por nossa negligência no 'cuidar'.Portanto, não deixe pra depois! Podem estar precisando de você agora...

A vida é tão curta, tudo passa, tudo muda... não adie um momento de alegria das pessoas que você diz tanto amar.
Liga, manda um torpedo; passa pra dar um beijo! Abrace... diga o quanto essa pessoa é especial pra você! Surpreenda seus amigos! Dê atenção! Abra seu mais sincero sorriso para quem te faz tão feliz também...
Vá cuidar do que é SEU!
")




4 comentários:

  1. "A menor intenção se ser melhor, já é amor.
    Desde um sorriso a um olhar, sim! É Amor!"

    Parabens Drª. Rosi!

    ResponderExcluir
  2. É verdade... "Coisas simples trazem a felicidade!" ^^

    Obrigada, Dr. Higor!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Arrasou amiga o/
    " VAmos cuidar do que é NOSSO "
    Quanto mais simples, mais sincero . Portanto, traz mais felicidade :)

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, amiga! Cuidar do que é NOSSO, SEMPRE! =P

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Quer falar? À vontade!